domingo, 5 de dezembro de 2010

Podcast com Léa Fagundes

A sociedade está passando por mudanças profundas em todas as suas áreas, afetando, também, as formas de ensinar e aprender. Atualmente, algumas formas de ensinar já não mais servem para nossos estudantes.
Junto a esta necessidade de repensar a educação e o papel do educador, está ocorrendo a inserção das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola. Estas novas tecnologias estão trazendo consigo o potencial de uma nova forma de educar, de ensinar e aprender, e é necessário que nós, educadores, nos apropriemos deste processo e destas possibilidades. Com estes recursos como aliados, podemos caminhar rumo a um novo paradigma educacional, da parceria, da interatividade, da autoria...
No entanto, é ilusão pensar que a simples inserção dos computadores / internet como responsáveis pela solução de todos os problemas da educação. Apesar das palavras encorajadoras e otimistas de Lea Fagundes, acredito que ainda é preciso pensar na mudança de postura do educador e do educando.
Mesmo tendo na grande maioria das escolas os laboratórios equipados, ainda temos uma escola fechada para o mundo, desconectada da realidade e da vida cotidiana. Ainda se utiliza o novo para reproduzir e manter o antigo. É preciso estar abertos e atentos para incorporar este mundo movimentado, dinâmico, interativo, hipermidiático que se apresenta diante de nossos olhos, em que os alunos de hoje estão inseridos. É hora de fazermos conexão com um mundo criativo e atrativo, onde aprender não seja uma obrigação, mas aventura de conhecimento.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário